Esse blog foi criado pelos alunos do professor Ricardo para divulgar os rascunhos literários.
Se desejar fazer parte, deixe uma mensagem com um exemplo do seu texto.
________________________________________________________________________

segunda-feira, 26 de abril de 2010

A alma em evidência

Às vezes minh'alma conversa com minha cabeça. Não é raro que as duas se entendam, mas admito que a alma é quem manda nessa relação. A cabeça argumenta com a modernidade, a praticidade, o dinheiro, a beleza... Já a alma, mais contida, nem por isso menos poderosa, fala quando lhe é perguntado, quando há dúvidas, ou quando o medo e a insegurança entram em cena. Para descernir e decidir a máquina, que não tem vida própria, mas é vida quando regida pelas outras duas, opta por ouvir e agir baseada em uma delas. As decisões vão mudando ao longo do percurso, pois inúmeras vezes temos a impressão de que outra decisão poderia ter se traduzido em efeito mais positivo.
Quando tomo uma decisão absurda, que não faz sentido para os outros à volta, baseio-me no instinto, ouço somente a alma... Tenho a certeza do acerto, embora não compreenda a parte dentro do todo.
Muitas vezes não sei explicar o porquê da decisão que aparentemente me favorece menos ou não faz sentido em um mundo capitalista.
Em casos extremos, a cabeça, que certamente se acha a mais importante, nem entra em ação. Torno-me essencialmente animal, não racional, para defender a vida, a saga.
A saga sem o instinto, a alma, jamais será cumprida. Um dos grandes mistérios para o homem, seja ele moderno ou não, envolve a saga, que o moderno não admite, não ouve, pensa ser trilha de filme americano, nunca vive a sua...
Para onde vamos e de onde viemos? Viva a sua saga instintivamente, com todas as suas alegrias e tragédias, a resposta está ali, na alma respeitada, ouvida. A cabeça? Ela é só o chefe que carrega a alma!

2 comentários:

  1. Vera Aguiar.

    Lindo cara. O fato da poesia ser meu forte em qualquer lance,amo sentir de alguém tal exposição, desnudando o que temos de mais raro e
    esse efeito nos levar nesta navegação. Ainda consigo e gosto quando sou surpreendida com tais gritos, aleluia,vamos rezar para que sempre haja um poeta entre os lobos!

    ResponderExcluir