Esse blog foi criado pelos alunos do professor Ricardo para divulgar os rascunhos literários.
Se desejar fazer parte, deixe uma mensagem com um exemplo do seu texto.
________________________________________________________________________

domingo, 18 de abril de 2010

Domingo não é o fim de semana

Escrevo porque é domingo. Domingo para ser bom tem que ser produtivo. Não aquele produtivo corporativo, mas um produtivo pessoal, algo pelo qual no final do dia você possa orgulhar-se de ter sido útil para você mesmo. Um elemento importante para isso é ter um plano. Isso mesmo, domingo bom é domingo planejado com antecedência. Vamos considerar algo simples como exemplo: um almoço com a família e alguns amigos. Os convidados devem ter sido contatados no mínimo com uma semana de antecedência e confirmados na véspera. O que será servido precisar estar definido pelo menos dois dias antes, no dia do almoço o esforço maior deve ser apenas o de montar os pratos; todos os ingredientes, as bebidas e a sobremesa já devem ter sido providenciadas.
O plano do domingo precisa ser cronológico. Quanto tempo você vai dedicar a leitura do jornal? E a preparação do almoço? Se for dormir à tarde, é bom programar um despertador. Cinema, teatro e museu têm hora certa para começar, devem ser escolhidos antecipadamente pelo jornal ou internet, e depois se faz um cronograma de trás para frente: primeiro calcule, considerando a probabilidade de fila, a que horas você deve estar na bilheteria; estime quanto tempo será necessário para chegar lá sem esquecer-se dos riscos de trânsito lento, possibilidades de vias obstruídas, e se for passar perto de algum estádio de futebol, o risco é dobrado; planeje quanto tempo será necessário preparando-se para sair, entre tomar banho, escolher a roupa, vestir-se, se você tiver uma companhia feminina, o tempo a ser considerado não é o seu, e sim o dela, uma sugestão é você terminar de ler o jornal enquanto ela se prepara.
Uma coisa importante é fugir da frente da TV. Se esse bicho te pega logo pela manhã, fica difícil escapar de suas garras durante o resto do domingo. Pior ainda é se você gostar da letargia embriagante provocada por este instrumento. Conheço pessoas que já não conseguem distinguir o domingo do próprio ato de assistir à TV. O domingo não deve ter nada que seja muito repetitivo, domingo bom é domingo autêntico, e por isso o planejamento é tão importante. Quando você se planeja, tem a oportunidade de pensar nas coisas que gosta de fazer e que está há mais tempo sem fazê-las. Não há nenhum problema em ver TV, o problema é deixar que a TV planeje o seu dia por você.
O Domingo não deveria ser considerado fim de semana. O fim da semana é no Sábado, Domingo é o recomeço, a festa de inauguração de uma semana nova. Mesmo que você esteja voltando de uma viagem depois de um feriado prolongado, não tenha em mente que isso é um fim, e que a semana começa no dia seguinte, na fatídica segunda-feira. A segunda-feira é apenas a continuação; o ato de voltar para casa após três dias no campo ou na praia, é de fato o início de uma nova jornada, assim como uma viagem não começa quando você chega ao destino, mas sim quando você se prepara para sair.
Para mim, a percepção que de que o final de semana na verdade é o fim de uma e o início de outra, muda completamente a importância destes dois dias maravilhosos. Não tenho mais aquela nostalgia de algo bom que está acabando, não é isso, é o primeiro dia da melhor parte da história que ainda quero contar sobre a minha vida.
Bom domingo para você!

Um comentário:

  1. Celsinho te juro que vou pensar com carinho no assunto, detesto domingo, sou hiper-ativa e o domingo inibe minha energia (não gosto do domingo), gostei da receita, beijos.

    ResponderExcluir